Flávio Carneiro
Release
Obra
ReleaseTrecho
A casa dos relógios

São Paulo
FTD, 1999. 78 p.

Novela infanto-juvenil, finalista do Prêmio Nacional João de Barro, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Trata-se de uma reescritura do primeiro livro do autor, Acorda, Rita!, numa
A casa dos relógios
aventura ampliada a partir da mesma matriz: a história de uma menina que odeia acordar cedo e um belo dia ganha de presente um despertador. Rita mora numa casa repleta de relógios, de todos os formatos, modelos e cores, fabricados em vários lugares do mundo, reunindo desde os mais antigos até os moderníssimos, além de réplicas de relógios de torre famosos, como o Big Ben, por exemplo. O problema é que, ao contrário dos pais, a menina odeia relógios e sempre que pode dá um jeito de causar um estrago na coleção.
Num mundo que oscila entre e a vida real e a fantasia, Rita e seu novo e inesperado amigo - um velho despertador, saído de uma loja de quinquilharias e que, pasme!, também odeia acordar cedo - vivem a aventura de imaginar o futuro e driblar o presente, selando uma amizade pautada sobretudo pelo afeto e pela imaginação.
A respeito do livro, escreveu Adauto Novaes para o jornal Diário da Manhã (Goiânia, 17/08/1999):
"Um livro infantil, rotineiramente associado a peripécias inocentes e angelicais, pode subir degraus além de suas primeiras intenções lúdicas e didáticas, para provocar no leitor o salto e a pirueta no trapézio da curiosidade. Uma vez assumida a iniciativa, com todos os perigos de uma realidade modificada pela descoberta do inaudito, a dimensão da busca pelo saber passa a não ter limites.
Navegando entre o sonho e a realidade, Flávio contorna a moral da história e permite ao seu leitor, pequeno ou adulto, a liberdade da melhor interpretação possível. Tocando na qualidade da metamorfose, Flávio presta homenagem a Carroll e procura despertar o interesse pela poesia."
Onde Encontrar


Americanas.com
Livraria Cultura
Livraria Saraiva
Livraria Siciliano
Submarino


Outras Publicações







Voltar