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Flávio Carneiro nasceu em Goiânia, em 1962, e mudou-se para o Rio de
Janeiro no início dos anos 1980. Desde 2003, mora em Teresópolis,
região serrana do estado. Escritor, crítico literário, roteirista e
Professor Titular de Literatura Brasileira daUniversidade do Estado do
Rio de Janeiro (UERJ), publicou vários livros, em gêneros diversos:
romances, contos, crônicas, novelas infantojuvenis, ensaios literários.
Também escreveu dois roteiros para cinema. Participou de várias antologias de contos, no Brasil e no exterior.
Dentre elas, Rio Noir (New York: Akashic, 2015, org. Tony Belloto); Le
football au Brésil: onze histories d'une passion (Paris: AnaCaona
Editions, 2014, org. Paula Anacaona); Der schwarze Sohn Gottes: 16
Fußballgeschichten aus Brasilien (Berlim: Association A, 2013, org.
Luiz Ruffato); Brazil: A Traveler's Literary Companion (Richmond:
Whereabout Press, 2010, org. Alexis Levitin); O conto brasileiro
contemporâneo (Santiago de Compostela: Edicións Laiovento, 2011, org.
Carmen Villarino e Luiz Ruffato), Os cem menores contos brasileiros do
século (São Paulo: Ateliê, 2004, org.: Marcelino Freire) e 22 contistas
em campo (Rio de Janeiro: Ediouro, 2006, org. Flávio Moreira da Costa). É autor de diversos artigos em revistas especializadas e, de 2000 a
2007, foi colaborador regular dos suplementos literários do jornal O
Globo (caderno Prosa & Verso) e Jornal do Brasil (caderno Idéias).
Em 2007 e 2008, assinou a coluna “Passe de Letra”, com crônicas sobre
futebol e literatura, no jornal Rascunho, de Curitiba.
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É
co-roteirista, em parceria com Adriana Lisboa e André Sturm, do
longa-metragem Bodas de Papel, vencedor do Prêmio Especial do Júri do
Festival de Cinema de Pernambuco, em 2008 (mais informações sobre o
filme na sessão OBRAS).
Escreveu ainda, com Adolfo Lachtermacher, o roteiro do curta-metragem A noite do capitão, lançado em 2014.
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Foi
curador do Copa da Cultura, projeto do Ministério da Cultura, em
convênio com o governo da Alemanha, realizado em 2006. O projeto foi
desenvolvido em cidades alemãs durante todo o ano, contemplando
diversas áreas culturais e tendo por objetivo divulgar a cultura
brasileira no exterior no ano da Copa do Mundo de futebol. Flávio foi o
curador na área de Literatura.
Fez também a curadoria das edições 2009 e 2010 do Encontros de
Interrogações, do Instituto Itaú Cultural. O projeto existe desde 2004
e todos os anos reúne escritores, críticos e estudiosos da literatura
brasileira para discussões sobre os principais temas da área.
Para mais informações sobre seus livros e roteiros, e para ler alguns de seus contos e artigos, basta acessar OBRAS.
Em COMENTÁRIOS, há uma seleção de críticas sobre seus livros publicadas
na imprensa e, em ENTREVISTAS, algumas das entrevistas concedidas pelo
autor.
PREMIAÇÕES LITERÁRIAS Prêmio Jabuti (1º lugar) -
Categoria Crônicas - 2021 Com o livro Histórias ao Redor
(Vitória: Cousa, 2020)
Prêmio Jabuti (3º lugar) - Categoria Juvenil - 2009
Com o romance A distância das coisas (São Paulo: SM, 2008)
Prêmio de Altamente Recomendável para o Jovem (FNLIJ) - 2009
Com o romance A distância das coisas (São Paulo: SM, 2008)
3º Prêmio Barco a Vapor - 2007
Com o romance A distância das coisas (São Paulo: SM, 2008)
Prêmio Tiokô - 2005-2007 - da União Brasileira de Escritores (seção Goiás)
Pelo conjunto da obra.
Prêmio Jabuti (Finalista) - 2007
Com o romance A confissão (Rio de Janeiro: Rocco, 2006)
5º Prêmio Zaffari & Bourbon (Finalista) - 2007
Com o romance A confissão (Rio de Janeiro: Rocco, 2006)
Prêmio de Altamente Recomendável para o Jovem (FNLIJ) - 2001
Com a novela Lalande (São Paulo: Global, 2000)
Prêmio Octavio de Farias - União Brasileira de Escritores (seção Rio de Janeiro) - Categoria: contos - 1995
Com o livro de contos Da matriz ao beco e depois (Rio de Janeiro: Rocco, 1994)
PUBLICAÇÕES NO EXTERIOR
Odio
le bugie – L’indagine. Carpi: Errekappa Edizione, 2022. Trad. Eleonora
del Frate. [Edição italiana de A distância das coisas.]
“Cássia & Libério”, in: Revista Metamorphoses. Northampton (USA): Smith College, 2016.
"The wait", in: Rio Noir. Org. Tony Belloto. New York: Akashic, 2015.
"Déraison", in: Le football au Brésil: onze histories d'une passion. Org.: Paula Anacaona. Paris: AnaCaona Editions, 2014.
"Massima punizione", in: Revista Lime. Roma: 2014.
“Pieni kuubalainem ystäväni”, in: Pilkun Paika: brasilialaisa
jalkapallotarinoita. Org.: Luiz Ruffato. Rajamäki (Finlândia): Aviador
Kustannus, 2014.
"Mein kleiner kubanischer Freund", in: Der schwarze Sohn Gottes: 16
Fußballgeschichten aus Brasilien. Org.: Luiz Ruffato. Berlim:
Association A, 2013.
"The stolen book" (Chapter 1), in: www.bookanista.com/curse-poe. Trad. Alison Entrekin. Londres: 2013.
"Penalidade máxima", in: O conto brasileiro contemporâneo. Org.: Carmen
Villarino e Luiz Ruffato. Santiago de Compostela: Edicións Laiovento,
2011.
"Confession", in: The Drawbridge. Vol. 2, nº 19. Londres: inverno de 2010. Trad. Alison Entrekin.
A Confissão. Lisboa: Edi9, 2010.
"The pageant", in: Brazil: A Traveler's Literary Companion. Org.:
Alexis Levitin. Richmond (EUA): Whereabout Press, 2010. Trad.: Alison
Entrekin.
La distancia de las cosas. México, D.F.: Ediciones SM, 2010. Trad. Federico Ponce de León
Apreciado Ronaldo. Bogotá: Ediciones SM, 2009. Trad. Beatriz Peña.
"The pageant", in: Litro Magazine. Londres: Ocean Media, 2009. Trad.: Alison Entrekin.
"Post-Utopian Imaginaries", in: Literary Cultures of Latin America - a
comparative history. Org.: Mario J. Valdés; Djelal Kadir. New York:
Oxford University Press, 2004.
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ATUAÇÃO ACADÊMICA
De 1993 a 1999, foi professor do curso de Comunicação Social da
PUC-Rio. Nesse período, centrou suas aulas nas relações entre
literatura e outras linguagens, em especial as do cinema e da
televisão, a partir sobretudo da análise de adaptações de obras
literárias
Fez Mestrado e Doutorado na PUC-Rio, e Pós-Doutorado na Universidade
Federal de Minas Gerais (UFMG), sempre trabalhando com prosa de ficção.
Dentre outros projetos de pesquisa, desenvolveu trabalhos na área dos
estudos sobre ficção fantástica, teorias da leitura e ficção brasileira
contemporânea. No momento, sua pesquisa está voltada para uma história
da literatura de entretenimento no Brasil, do século XIX à
contemporaneidade.
É professor Titular de Literatura Brasileira nos cursos de Graduação e
Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
(UERJ), onde leciona desde 1996. |
| | Sua obra é agenciada por Lúcia Riff.
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